“Eu estava há cinco anos sem fazer o meu preventivo. Embora, eu trabalhe atualmente, em escala 12x36, nas minhas folgas, eu nem sempre tenho tempo disponível, pois há sempre muitos afazeres em casa, compromissos”, essa é a história da vigilante Silvane Bernardes da Silva Moura, 40, moradora do bairro Carajás, na região Nacional, relatada após ela sair de uma consulta na unidade de saúde Vale das Amendoeiras, na quinta-feira (14/10).
Mas essa poderia ser, também, a história de muitas mulheres que, por conta do trabalho em horário comercial, das 8h às 17h, ficam impedidas de se consultarem e, assim, adiam os exames necessários. Para resolver a questão, neste Outubro Rosa, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, ampliou os horários de funcionamento de oito Unidades Básicas de Saúde - UBSs, uma em cada Distrito Sanitário, sempre às terças e quintas-feiras, das 7h às 19h. (Confira abaixo a lista completa com os endereços).
A ação está dentro da campanha “Para todas as pessoas existe um Outubro Rosa – Cuide da sua saúde e de quem você ama”, que organizou uma programação especial para o mês de conscientização da saúde das mulheres e de prevenção ao câncer de mama.
A moradora do bairro Carajás, Silvane Moura, ficou sabendo da ampliação do atendimento, pelas redes sociais da Prefeitura, programou-se para agendar a consulta, que ocorreu em menos de uma semana. “Para mim a ideia foi ótima, pois, assim, consegui colocar meu exame em dia”, contou ela, após sair do preventivo do colo de útero, conhecido popularmente como papanicolau, e do exame clínico para rastreamento do câncer de mama.
Segundo a referência técnica da Saúde da Mulher, da SMS, Carolina Hespanha, essa é a primeira vez que os horários são estendidos nas UBSs para este fim. “Estamos olhando para um grupo de mulheres, as que trabalham fora e ficam sem condições de virem à unidade, pois elas acabam ficando desprivilegiadas, já que não podem acessar o posto no horário convencional, das 7h às 17h", comentou Hespanha. Ela ressaltou que “é importante a gente lembrar que a mulher frequenta a unidade de saúde bem mais que o homem, mas geralmente acompanhando o familiar, o marido, os filhos, mas ela mesma acaba não se cuidando.”
Ainda para reforçar a conscientização, a SMS reservou para o mês de outubro 70% das consultas agendadas para o público feminino, bem como 50% dos atendimentos da demanda espontânea. Também está sendo intensificada a vacinação contra HPV / meningite / multivacinação das meninas de 9 aos 14 anos, incluindo os meninos de 11 a 14 anos.
A importância da ação também é destacada pela enfermeira Caroline Fonseca Martins, que atua na unidade. “Nós aqui, na ponta, percebemos uma boa adesão das mulheres, que estão procurando mais a UBS para agendar. Muitas acabam chegando aqui com um tempo grande sem fazer os exames necessários”.
A enfermeira ainda informou que as mulheres devem ficar atentas quanto aos intervalos dos exames. “O papanicolau deve ser feito a cada três anos, se a mulher tiver dois exames consecutivos normais Para as mulheres com mais de 50 anos, o exame de mamografia deve ser feito a cada dois anos se não tiver histórico na família”.
As autoridades de saúde destacam e sempre reforçam que é importante incorporar à rotina ações que promovam a saúde ao longo da vida e que ajudem na prevenção do aparecimento do câncer de mama e do colo do útero. Isso envolve adotar uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, evitar o abuso de bebidas alcoólicas, não fumar, evitar a exposição a agentes cancerígenos, além de amamentar. “Os cuidados não devem ser feitos somente em outubro, mas ao longo de todo o ano, ficando atenta ao que orienta as autoridades em saúde”, lembrou a enfermeira.
Quanto à moradora do bairro Carajá, Silvane Bernardes da Silva Moura, citada no início, os exames coletados, durante o papanicolau, serão enviados para análises laboratoriais. Caso eles mostrem alguma alteração, ela será contatada pela equipe de saúde, terá o retorno agendado à unidade e encaminhada a um especialista. Caso esteja tudo dentro da normalidade, ela prometeu que, em 2022, voltará para realizar um novo exame.
Reforço na divulgação
Para ajudar também na divulgação da ampliação do horário e dia, os Agentes Comunitários de Saúde - ACSs estão informando às usuárias, durante as visitas às residências, sobre a ação. Nas salas de espera das UBSs ainda estão sendo realizadas ações educativas para conscientizar as mulheres da importância da prevenção ao câncer de mama. As mesmas ações estão acontecendo nos programas Movimenta Contagem e no Pratica.
Confira abaixo o endereço das UBSs: